A CBTG deseja a todos os tradicionalistas, Prendas e Peões de todas as querências, uma Páscoa de muita Luz e Paz.
Que a cada amanhecer, quando as barras do dia marcam o horizonte e a luz adentra pelas vidraças, se renove em nossos corações a esperança, a fé, a bondade, a perseverança, a doação, o amor, e que descubramos em cada mate que a vida é bela e tem mais sentido quando compartilhamos nossos sentimentos e emoções, dando um pouco do muito ou mesmo do pouco que temos a quem menos tem e mais precisa.
Feliz Páscoa a todos e suas Famílias, com todas as bênçãos do Cristo Ressuscitado.
Diretoria, Conselhos, Prendado e Ordem dos Cavaleiros da CBTG.
Origens do termo
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta a muitos séculos. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.
Significado de alguns Símbolos Pascais
O Ovo simboliza o nascimento, a vida, o ressurgimento de Cristo. Os ovos de Páscoa representam também o final da quaresma.
O Cacau, néctar dos deuses, com seu sabor e sua força energética, ao tomar o formato de um ovo representa a força rejuvenescedora da vida. O ovo de chocolate é, portanto, o símbolo da vida.
Os Coelhos surgiram como símbolos da Páscoa na época dos egípcios, pois representam a fecundidade e a reprodução constante da vida.
A Cruz mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no calvário de Jesus Cristo. Desde a ano 325 d.C. é considerada como símbolo oficial do cristianismo.
Na celebração do sábado de Aleluia, véspera do domingo de Páscoa é feita a bênção da Água que será utilizada nos batismos durante o ano. Cristo é a verdadeira água, fonte de vida.
O Cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa. No Novo Testamento, simboliza Cristo, que é o Cordeiro de Deus, sacrificado em prol da salvação de toda a humanidade, seu rebanho.
O Pão e o Vinho eram, na Antigüidade, a comida e bebida mais comuns. Jesus Cristo se serviu desses alimentos para simbolizar sua presença constante ao instituir a Eucaristia. Assim, o pão e o vinho simbolizam o corpo e o sangue de Jesus e a vida eterna.
As vestes brancas usadas na celebração pascal retomam a passagem referente à transfiguração de Cristo (na qual as vestimentas de Jesus se tornaram resplandecentes de brancura). O Branco simboliza a pureza, a paz e a plenitude.
As Velas são uma marca das celebrações religiosas pascais. O círio pascal é aquela grande vela decorada que tem a cruz como desenho central. Simboliza a luz dos povos, em Cristo. As palavras "Alfa e Ômega" nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".
“Por uma CBTG mais CONHECIDA, RECONHECIDA E SUSTENTÁVEL”.
“A CBTG SOMOS TODOS NÓS!!!”