A 2ª Prenda Veterana da CBTG, Darlene Cardoso, e o 1º Peão Barriga Verde Veterano da 12ª RT do MTG-SC, organizaram o 1º Chasque Cultural da 12ª RT do MTG-SC, realizado no dia 1º de fevereiro no CTG Coxilha do Quero-Quero, em Chapecó-SC, com as temáticas “A Importância do Voluntariado nas Transformações Sociais” e “O Futuro Sustentável e a Educação Ambiental no Movimento Tradicionalista de Santa Catarina”.
Conforme os organizadores, ser voluntário é acima de tudo um ato de amor, respeito, compaixão, justiça e solidariedade. “Por isso, a motivação para ajudar o outro deve ser verdadeira, pois quando se é voluntário, se assume um compromisso com o outro, e este deve ser cumprido e honrado. Na prática, o serviço de voluntariado representa oferecer, espontaneamente, o seu melhor para colaborar com a melhoria contínua do outro. Isto é altamente positivo, pois quando nos abrimos a esta possibilidade e, doamos o nosso tempo, além de evoluir como ser humano, também ajudamos a construir um mundo melhor”, pontua 2ª Prenda Veterana da CBTG, Darlene Cardoso.
Darlene enfatiza que segundo a “Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista”, devemos auxiliar o Estado na solução dos seus problemas fundamentais e na conquista do bem coletivo, neste caso fazendo uso do voluntariado em ações sociais, culturais e ambientais. “O desenvolvimento sustentável tem como objetivo a preservação do planeta e atendimento das necessidades humanas. Isso quer dizer que um recurso natural explorado de modo sustentável durará para sempre e com condições de também ser explorado por gerações futura. O meio ambiente é sustentável por natureza, nós é que estamos alterando seu funcionamento natural e projetado por Deus, então desenvolver técnicas sustentáveis nada mais é do que mudar nossa maneira um tanto quanto predatória de consumir aquilo que foi feito para durar. Entre as formas sustentáveis está a “Reciclagem” que consiste em reaproveitar aquilo que seria descartado no meio ambiente e refutado como lixo, mas que através de um processo adequado pode voltar a ter utilidade para as pessoas”, explica.
“A importância de reciclar é simples, pois estaríamos trazendo de volta aquilo que não seria mais útil e aí há duas grandes vantagens, que é econômica e ambiental. Com essa iniciativa buscamos formas de auxiliar na formação de uma consciência ecológica, tendo como objetivo a salvação do nosso planeta, através de projetos realizados, onde a reutilização de materiais transformando, o que seria “lixo” que, entre outras formas, repaginando através da arte e assim preservando a natureza”, comentou o 1º Peão Barriga Verde Veterano da 12ª RT do MTG-SC.
O evento contou com a presença de Lucas Oliveira e Camilla Schiedeck - 1ª Prenda do CTG Carreteiro da Saudade, respectivamente autor e coautora do tema anual do MTG-RS. Também prestigiaram o Chasque Cultural representantes de entidades de assistência social, as quais abrem as portas para o trabalho voluntário do prendado de todas as instâncias: representantes do CTG, da Região Tradicionalista, do MTG e da CBTG. Participaram da Roda de Prosa representantes do Poder Público Municipal, da Associação dos Deficientes Visuais do Oeste Catarinense (ADEVOSC), da Casa de Passagem de Chapecó, do Grupo de Voluntários de Chapecó, de Assistentes Sociais e de Meios de Comunicação. Os representantes fizeram parte da Roda de Prosa, participando efetivamente com seus depoimentos. Os Diretores Jovens da CBTG, 1ª Prenda Natália Lorenzi de Souza, e 1º Peão Tradicionalista, Victor Parmeggiani, e a 2ª Prenda da CBTG, Ana Carla Batista, participaram do encontro.