Pela primeira vez a CBTG fará parte de um colegiado nacional de formulação de políticas culturais.
Atendendo ao Edital de Chamada Pública para composição da Sociedade Civil no CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA CULTURAL – CNPC – Triênio – 2019 a 2022 , do Ministério da Cidadania, a CBTG foi habilitada para compor o CNPC, colegiado que visa propor a formulação e acompanhar as políticas públicas de cultura, de forma articulada entre as diferentes esferas de governo e da sociedade civil.
A nova regulação busca fortalecer o debate e a articulação federativa no âmbito do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e traz representantes dos Conselhos de Cultura dos estados e do Distrito Federal para participarem no Plenário do CNPC, além de organizações e entidades culturais nacionais de diversos setores.
A CBTG, como entidade cultural, representará o Segmento Culturas populares e foi habilitada considerando a sua abrangência nacional; tempo de funcionamento; número de filiados; atividades e projetos realizados na área cultural; projetos de pesquisa e produção de conhecimento no campo da cultura, e a participação em instâncias colegiadas de formulação da cultura (municipal e estadual).
O Presidente da CBTG, Sr. João Hermelindo Mello, indicou como representantes da Entidade a Sra. Loiva Lopes Calderan (Brasília – DF) como titular e o Sr. Ivo Benfatto (Porto Alegre-RS) como suplente, considerando a competência e dedicação destes tradicionalistas em defesa da cultura gaúcha.
Estes tradicionalistas se comprometem a trabalhar para bem representar a nossa cultura gaúcha neste Conselho, atuando para cumprir os objetivos do CNPC, estabelecidos no DECRETO Nº 9.891, DE 27 DE JUNHO DE 2019 , que dispõe sobre o Conselho Nacional de Política Cultural
Saiba mais sobre o CNPC –
Acesse http://cnpc.cultura.gov.br/votacultura