Hoje damos sequência à divulgação das atrações do Encontro Nacional da Juventude Tradicionalista com um dos momentos mais importantes de todo o encontro (e o xodó da organização): O painel de representantes jovens.
Acreditamos que para o encontro se tornar, de fato, algo de proporção nacional, precisamos da contribuição efetiva de todos os MTGs.
Para tanto, separamos uma grande porção do sábado, dia 6, para uma conversa com representantes de todo o Brasil – estes, jovens ou não, foram escolhidos pelo destaque no trabalho realizado em seus respectivos MTGs, seja como líder jovem ou como formador de lideranças.
MTG-MT
O MTG-MT vai estar muito bem representado por dois peões: João Malinski e Felipe Cardoso.
João foi o mais jovem patrão e fundador de um Centro de Tradições Gaúchas no Brasil no ano de 2015. Ainda ocupa o cargo de secretário da atual patronagem do CTG Paixão sem Fronteiras. Além disso, é o atual Diretor Cultural do MTG-MT, estando à frente também do Departamento de Comunicação e de Formação Tradicionalista. Na gestão atual da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, participa do Conselho de Ética.
Felipe foi 1º Peão Juvenil do MTG-MT e atualmente ocupa o cargo de 1º Peão Juvenil da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha. Apesar da pouca idade, é Diretor Cultural da 3ª Região Tradicionalista do MTG-MT. Como peão juvenil, destaca-se por participar de eventos artísticos, campeiros e culturais de porte nacional, representando muito bem por onde vai as instituições CBTG e MTG-MT.
MTG-MS
Do Mato Grosso do Sul, receberemos um casal fora de série!
Daiane Pereira e Farid Molas foram 3a Prenda e 1o Peão da CBTG na gestão 2015-2017, e logo na sequência, já passaram a integrar a diretoria do MTG-MS, ela na Diretoria Cultural e ele na Diretoria Artística.
Se isso não bastasse, eles foram os anfitriões e organizadores do último Encontro Nacional da Juventude Tradicionalista, que ocorreu no CTG Querência da Saudade, em Ponta Porã - MS, além de idealizadores do Encontro de Gestores Jovens, organizado em 2017 durante o FENART em Querência – MT, dentre várias outras contribuições que tiveram durante seus anos de tradicionalismo.
Além disso, o Farid foi Diretor Jovem do MTG Mato Grosso do Sul (2012-2016) e da CBTG (2015-2017). Na atual gestão da CBTG, faz parte da Junta Fiscal como Conselheiro Suplente.
Ambos continuam trabalhando com muita dedicação por esta causa.
MTG-PR
O MTG Paraná contará com duas prendas que movimentam muito Departamentos Culturais – não apenas do seu estado, mas de todo o Brasil.
Danielli Oliveira, atualmente 3ª Prenda Veterana da CBTG, já foi 1ª Prenda Veterana do MTG/PR (2016/2018) e 3ª Prenda Adulta do MTG/PR (1998). Desenvolveu uma série de projetos durante suas gestões, sendo o mais atual o projeto “Desafios Culturais da CBTG”, algo que ela já desenvolvia em parceria com sua filha, Gabriela Oliveira, enquanto prenda do MTG/PR. Danielli tem um belo histórico na área artística: é multicampeã estadual, campeã nacional e finalista do Rodeio de Vacaria na Declamação, além de multicampeã estadual de danças, entre outros prêmios em FENARTs e Rodeios em diversos estados. Danielli atua como instrutora de danças e declamação, e atualmente ocupa o cargo de Diretora Artística do CTG Querência Santa Mônica de Colombo – PR. Já organizou e avaliou diversos concursos de peões e prendas de porte regional e estadual, e atuou como diretora cultural de sua entidade, formando muitos tradicionalistas e muitos líderes. Atualmente, é Diretora Cultural da 1ª Região Tradicionalista do MTG/PR e desenvolve com muita competência e liderança atividades por todo o estado, sendo um dos baluartes do departamento cultural paranaense.
A prenda Aline Jasper é um ótimo exemplo do que se chama de “prenda de primeira”. Atuante nos departamentos artístico, campeiro e cultural, Aline foi 1ª Prenda do MTG/PR (2014/2016) e 2ª Prenda da CBTG (2015/2017). Durante sua gestão, viajou por todo o Brasil a serviço da CBTG, e auxiliou na organização do Encontro Nacional da Juventude Tradicionalista em Ponta Porã – MS (2016), no Encontro de Gestores Jovens em Querência – MT (2017) e no 17º Concurso de Peões e Prendas em Foz do Iguaçu – PR (2017).
Logo após deixar seu cargo de prenda na CBTG, já foi empossada Assessora de Comunicação da CBTG e Diretora Cultural do MTG/PR, cargos que ocupa atualmente.
Aline é formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), além de Mestre em Jornalismo pela mesma instituição. Atualmente, é graduanda em História pela UEPG.
MTG-PC
Representando o Movimento Tradicionalista Gaúcho do Planalto Central, teremos uma prenda que, apesar da pouca idade, já acumula vivências em todos os departamentos do Movimento Tradicionalista.
A prenda Rafaela Fontana Klein é um excelente exemplo de uma prenda completa. Rafaela foi 2ª Prenda Mirim do MTG-PC (2014-2016) e 1ª Prenda Mirim da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (2015-2017).
Diretamente da Bahia, Rafaela, hoje com 14 anos, contribuirá com sua vivência de prenda campeira, artística e cultural.
MTG-RS
Os representantes escolhidos para representar o Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul foram a prenda Roberta Barbosa Jacinto Rodrigues e o peão Gelson Descovi Vargas.
Roberta é conhecida e reconhecida por ser humilde e competente nas mesmas dimensões. Foi 1ª Prenda Juvenil e Adulta da 18ª Região Tradicionalista do MTG-RS e 1ª Prenda do Rio Grande do Sul (2016-2017). Roberta também foi Diretora de Concursos Culturais no ano de 2018 e atualmente é responsável pela elaboração do Caderno Piá 21. Ademais, avaliou Concursos de Prendas e Peões nos estados do Paraná e Mato Grosso.
A prenda Roberta traçou seu caminho profissional na área do Direito pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG.
Gelson é um peão com perfil de liderança e se destaca com e sem cargos. No ano de 2018, ocupou o cargo de Vice-Presidente de Cultura do MTG-RS e atualmente é Coordenador da 30ª Região Tradicionalista do MTG-RS. Além disso, foi avaliador do 17º Concurso Nacional de Peões e Prendas, realizado na cidade de Foz do Iguaçu.
Profissionalmente, Gelson é advogado formado pela Universidade FEEVALE e atua e reside na cidade de Sapiranga-RS.
MTG-SC
O MTG-SC estará representado no painel das lideranças jovens por três excelentes prendas. Para quem é de Santa Catarina, ficará evidente as razões pelas quais optamos pelas prendas: Edineia Pereira da Silva, Danubia Kulba e Elis Regina Burgel Xavier.
Edineia é conhecida por sua competência e seu perfil intelectual. Foi 1ª Prenda do MTG-SC (2004-2006) e 1ª Prenda da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (2006-2008). É responsável, juntamente com o ex presidente da CBTG, o Sr. Celívio Holz, pelo livro que relata a história do MTG-SC.
Edineia atuou fortemente em eventos tradicionalistas Brasil afora, mesmo muito tempo depois de deixar seus cargos. Avaliou concursos de peões e prendas, foi cerimonialista de eventos tradicionalistas de grande porte e tem um excelente trabalho de pesquisa na área de indumentária gaúcha.
No âmbito profissional, Edineia é Pró-Reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura pela UNIFEBE; é graduada em História (UNIFEBE), e em Design de Moda (Faculdade Carlos Drummond de Andrade/SP), possui uma especialização em História Cultural pela FACEL, é Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Danubia é uma prenda extremamente carismática e muito lembrada por todos onde passou. Foi 2ª Prenda do MTG-SC (2006-2008) e 1ª Prenda da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (2008-2010). Além de ter viajado muito pelo Brasil, participou de eventos internacionais como as Festividades Tradicionais Criollas Del Prado (Montevidéu – Uruguai) e Festivais na Europa.
Participou ativamente de eventos culturais, foi avaliadora de concursos de peões e prendas e de concursos de danças tradicionais.
Além de ter atuado como instrutora de danças, foi membro do Conjunto Folclórico Tropeiros da Tradição e Diretora Artística do CTG Os Praianos (2009-2010). Enquanto prenda da CBTG, organizou o Encontro Nacional da Juventude Tradicionalista.
Elis é reconhecida por seu perfil prestativo e por colocar em prática diversos projetos sociais e culturais. Foi 1ª Prenda do MTG-SC (2010-2012) e 1ª Prenda da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (2011-2013).
Foi, por muitos anos, instrutora voluntária do Projeto Farroupilha, no qual se destacou com seu trabalho com as crianças e idealizou muitas melhorias, inclusive uma cartilha pedagógica para as crianças deste projeto em parceria com a prenda Suzana Xavier.
Viajou pelo Brasil representando a CBTG e também para a Colômbia para participar de Festivais Internacionais. Na dança, conquistou campeonatos Estaduais, troféus no Rodeio Internacional da Vacaria e em outros grandes rodeios. Organizou e avaliou concursos regionais e estaduais, foi cerimonialista em diversos eventos e organizou recentemente um grande evento sobre indumentária gaúcha intitulado 1º Roda de Prosa.
Atualmente, ocupa o cargo de Diretora Cultural do CTG Herança Gaúcha, entidade anfitriã do ENJUT, e é peça fundamental na organização do presente Encontro Nacional da Juventude Tradicionalista.
MTG-SP
Para representar o Movimento Tradicionalista Gaúcho de São Paulo, vamos contar com a presença da prenda Luciana Gazolla.
Luciana foi 2ª Prenda do MTG-SP na gestão 2015-2017. Logo após deixar o cargo como prenda estadual, já assumiu a responsabilidade de ser Diretora Adjunta do Departamento Cultural do MTG-SP, cargo que ocupa atualmente. Além disso, é Diretora Cultural do CTG Meu Pago, de Diadema-SP.
Luciana mora hoje em São Paulo e estuda Odontologia na Universidade Santo Amaro.