O dia 5 de setembro tem uma simbologia muito especial. Nessa data, há 71 anos era realizada uma homenagem a David Canabarro, que teria seus restos mortais transladados de Santa’Ana do Livramento para Porto Alegre. Eis que um grupo de 8 jovens, convidados e liderados por João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes, que havia recebido a proposta pela Liga de Defesa Nacional a fazer a guarda de honra de gaúchos, homenagearam o herói farroupilha, pilchados e montando a cavalo, escoltando a procissão ao longo da Avenida Farrapos até a praça da Alfandega. Essa ação traria, mais tarde, consequências como a formação de um Departamento de Tradições Gaúchas na Escola Júlio de Castilhos, a formação do primeiro CTG e a construção ideológica e prática do que seria o nosso Movimento Tradicionalista Gaúcho. Esses 8 jovens são, portanto, considerados os pioneiros do Movimento, pois além de trabalharem e puxarem a frente, reacenderam essa chama do amor pelas cousas do povo, da terra e da cultura do extremo sul do Brasil. Logo, nada mais justo que o dia 5 de setembro fosse conhecido como dia do Jovem Tradicionalista, oficializado na Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha por ocasião da 16ª Convenção Brasileira da Tradição Gaúcha, em Porto Alegre, fevereiro de 2018. Como símbolo de renovação, o Jovem Tradicionalista tem a nobre missão de manter acesa essa chama.
Esse grupo de jovens de 1947 nos prova a importância efetiva do jovem dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Eles deixaram o exemplo, nós continuamos a seguir. Somos movidos, muito além desse amor pela tradição, por uma consciência de que o futuro está nas nossas mãos, de que somos nós que daremos sequência ao grande legado deixado por eles. Porém, não somos apenas o futuro – somos também o presente, e não é por sermos jovens que não podemos fazer e acontecer. Junto dos mais experientes construímos um movimento sólido, contribuindo para a perpetuação dos usos e costumes do gaúcho, repassando para as crianças sedentas por novos conhecimentos, tudo que envolve a tradição gaúcha. Somos os militantes da tradição!
Como forma de demonstrar nossa força e atuação, convidamos os jovens tradicionalistas do extenso Brasil de bombachas para que publiquem suas fotos atuando na perpetuação da cultura gaúcha nos quatro cantos do país. Para que possamos todos compartilhar esse momento, use as ‘‘hashtags’’ #DiadoJovemTradicionalista #EuFaçoaDiferença
Com muito orgulho, dos Diretores do Departamento Jovem da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha,
Natália Lorenzi de Souza – 1ª Prenda da CBTG e Victor Alberto Parmeggiani – 1º Peão Tradicionalista da CBTG