CBTG apoia lançamento de Frente Parlamentar em Brasília
O CTG Jayme Caetano Braun, em Brasília-DF, sediou na noite desta quarta-feira (7/8), solenidade que marcou o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Tradição e Cultura Gaúchas e dos Festejos Farroupilhas 2019, com apoio da CBTG.
Iniciativa dos Deputados Federais por Rio Grande do Sul, Santini e Lucas Redecker, a Frente Parlamentar visa fortalecer o tradicionalismo gaúcho. “Enxergo um futuro muito longo para o tradicionalismo Brasileiro com a criação deste grupo de trabalho, que com certeza, enaltecerá e fortalecerá a nossa preservação. Todo o movimento, todos os MTGs e CTGs espalhados pelo Brasil esperam por este momento”, comentou o Presidente da CBTG, João Ermelino de Mello.
Ele reforça que o tradicionalismo gaúcho representa um importante segmento econômico onde se geram muitos empregos diretos e indiretos, especialmente na região Sul do País. “Então, quem cuida deste segmento? Quais políticas públicas podem ser estabelecidas para o fortalecimento desta área?”, indagou João Ermelino de Mello. Conforme ele, o movimento é uma organização social espontânea e vitoriosa, pois existe uma Confederação - a CBTG -, 8 Federações, 2.575 CTGs e 4.024 Piquetes ou Entidades Similares no Brasil atualmente, em atividade. “Também temos aproximadamente 20 CTGs em funcionamento no Exterior, além de 700 na Argentina e 500 no Uruguai, na qual formamos com esses dois países a Confederação Internacional da Tradição Gaúcha (CITG) e buscamos que o Projeto “O Gaúcho e Suas Tradições” seja reconhecido pela UNESCO/ONU como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”, explicou o Presidente.
A Frente Parlamentar foi criada na Câmara dos Deputados com 198 assinaturas de representantes dos 26 Estados e mais o Distrito Federal. Em seu discurso, o Presidente da CBTG relembrou que em 2015 a CBTG criou, junto à Câmara dos Deputados Federais, a Bancada do Gauchismo, em parceria com os Deputados Federais Giovani Cherini (RS) e Carlos Marun (MS). Finalizada em 2018, essa Bancada teve a proposta de apoiar o tradicionalismo gaúcho e a cultura campeira.
Durante seu discurso na cerimônia, João Ermelino de Mello enfatizou o trabalho voluntário e a juventude tradicionalista: “Percebemos dificuldades em conseguir apoio e patrocínio para a realização de eventos tradicionalistas gaúcho, diante do ritmo da economia. Sobrevivemos com a dedicação de uma imensa família de voluntariado e valorizamos muito o trabalho de nossas crianças e jovens. Nossa luta e trabalho são imensos. Acredito também que seja extremamente necessário repassar à nova geração esse debate para continuarmos lutando pela essência dos princípios tradicionalistas e despertar na juventude esses nossos anseios”, pontuou.
Da Diretoria da CBTG prestigiaram o evento: o Diretor Geral - Wilson da Silva Porto Filho, o Diretor Social - Francisco Carlos Fighera, o Diretor de Esportes - Mauro Magno Machado e a Diretora de Relações Internacionais, Loiva Lopes Calderan. Os Presidentes dos MTGs também participaram da solenidade: o Presidente do MTG-PC - Sérgio Rodolfo Welker, o Presidente do MTG-AO - Pedro Daniel Lacerda, o Presidente do MTG-PR - Ernani José Barea, o Presidente do MTG-RS - Nairioli Antunes Callegaro, o Presidente do MTG-SC - Valcírio Fernando Harger, o Presidente do MTG-SP - Mauro Moacir Guimarães Fagundes e o Presidente do MTG-MT - Roberto Basso. O MTG-MS foi representado pelo Conselheiro Fiscal do MTG-MS, Antônio Assunção.
Durante a programação foram realizados shows musicais de artistas gaúchos, como as crianças Luiza Barbosa e Thomas Machado, além de apresentações de danças tradicionais do folclore gaúcho pelos integrantes do CTG Jayme Caetano Braun, CTG Tropeiros do Ouro Negro, de Canoas-RS, e do Grupo de Arte Nativa, de Lagoa Vermelha-RS.
Tradicionalistas, autoridades e artistas participaram da cerimônia, que contou com a presença do Vice-Presidente da República, o gaúcho general Hamilton Mourão, o Governador do Estado do RS, Eduardo Leite e o Vice-Governador do Estado do RS, Ranolfo Vieira Júnior, além de vários deputados federais, ministros e secretários.
Festejos Farroupilhas 2019 - Durante o evento foram lançados os Festejos Farroupilhas pela primeira vez, na capital federal. Por meio de um vídeo intitulado “Vem pro Rio Grande”, foram lançados os Festejos Farroupilhas deste ano que tem como tema “Vida e Obra de Paixão Côrtes” - tradicionalista que faleceu em 27 de agosto do ano passado. O Acendimento e Geração da Chama Crioula será realizado no dia 17 de agosto, na cidade de Tenente Portela-RS.