Caros Senhores, Presidentes e Diretores das Entidades Filiadas à CBTG – Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, boa tarde.
Mais uma tragédia em Minas Gerais, infelizmente, desta vez em Brumadinho, com o rompimento das barragens de rejeitos de mineração da empresa Vale do Rio Doce, na Mina Feijão. Ao contrário da tragédia de Mariana, em novembro de 2015, as consequências desta são mais de perdas humanas, até agora 37 mortos, do que de danos ambientais. Esperemos que seja a última vez que isso ocorre e que as autoridades constituídas apurem as causas, punam os culpados e tomem as providências necessárias para que isso nunca mais aconteça.
Como Presidente da CBTG gostaria de solicitar aos Senhores Presidentes dos MTGs e Federação que promovam ações junto a suas Entidades Filiadas no sentido de sensibilizar Patrões, Patroas e Associados para, (i) de um lado, angariar itens como roupas, alimentos não perecíveis, galões de água mineral e produtos de higiene, encaminhando-os às entidades de seus municípios que os estão arrecadando, para que cheguem à população de Brumadinho; (ii) de outro, que seja feita uma corrente de orações pela alma dos que se foram, também para que sejam encontrados com vida os que estão desaparecidos, bem como pelas famílias e amigos de ambos, cujo sofrimento e dor são muito difíceis de mensurar.
Vamos fazer uma grande “Corrente do Bem” em prol das pessoas necessitadas, sofridas, mas ainda esperançosas de Brumadinho.
Em nome de todos os Órgãos que compõem a CBTG, agradeço e manifesto toda nossa solidariedade ao povo de Brumadinho.
João Ermelino de Mello
Presidente da CBTG