No dia 21 agosto, representantes da Confederação Internacional da Tradição Gaúcha (CITG), da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), com a participação dos oito MTGs do Brasil e com o apoio da Bancada do Gauchismo, estiveram em reunião em Brasília/DF para tratar de assuntos relacionados à cultura gaúcha no Brasil, solicitando apoio federal aos projetos e iniciativas desenvolvidos pelos Centros de Tradições Gaúchas.
Os representantes do tradicionalismo gaúcho organizado em todo o Brasil, Uruguai e Argentina foram recebidos pelo Presidente da República, Michel Temer, pelos Ministros: Ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun; Ministra Interina da Cultura, Claudia Pedrozo; Ministro Interino de Turismo, Alberto Alves; Ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha; e pela representante do IPHAN, Rívia Bandeira. “O Presidente da República do Brasil nos recebeu de forma afetuosa e foi muito solícito em todas as nossas reivindicações, transmitidas pelo Ministro Carlos Marun”, contou o Presidente da CBTG, João Ermelino de Mello.
Ainda de acordo com ele, ao início da reunião foi apresentado um vídeo institucional das atividades desenvolvidas pela CBTG, MTGs e CTGs. Em seguida foi apresentado o Projeto “O Gaúcho e Suas Tradições” que objetiva o reconhecimento junto à UNESCO/ONU como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Também foram debatidos com os parlamentares questões da proibição dos rodeios em eventos, da Lei Roaunet, do Nacional 2019 e de outros projetos e atividades relevantes para a preservação da tradição gaúcha.
O Presidente da CBTG, João Ermelino de Mello, disse que organizou esse encontro com muita dedicação e avaliou como positivo este momento de integração com os parlamentares e o Presidente da República. “Vivenciamos um momento histórico e de muita relevância para o tradicionalismo gaúcho, na qual saímos de Brasília-DF com a certeza que o apoio federal, por meio dos Ministérios da Secretaria de Governo, de Cultura e de Turismo, motiva-nos a lutarmos pelo voluntariado, pela preservação de nossos usos e costumes, pelas atividades culturais desenvolvidas em cada Estado e também no exterior, enfatizando que buscamos lutar pelas nossas tradições e nossa gente”, enumerou o Presidente João Ermelino de Mello, que concluiu: “Estamos extremamente orgulhosos e felizes com essa concretização e receptividade do governo federal e o apoio do Ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, que pertence à Bancada do Gauchismo. Agradecemos essa oportunidade e ajuda incansável de seus assessores que tanto nos acolheram. Essa reunião nos ajuda a pelejarmos para preservarmos nossas manifestações culturais. Continuaremos trabalhando em conjunto com os Ministérios para a aprovação do Projeto que objetiva o reconhecimento junto à UNESCO/ONU da figura do Gaúcho como Patrimônio Imaterial da Humanidade”, destacou, emocionado, o Presidente da CBTG, João Ermelino de Mello.
Crédito das fotos: Secretaria de Governo